MATÉRIA 27/04 SEGUNDA-FEIRA - MATÉRIA 001 / de: Francine Santos
O que mais impressiona na saga Algoritmos Sagrados é com certeza os acidentes. Não porque eles são cheios de ação como as grandes pinceladas de exagero nas cenas de filmes de Hollywood, mas sim porque se tratam de acidentes reais.
O que mais impressiona na saga Algoritmos Sagrados é com certeza os acidentes. Não porque eles são cheios de ação como as grandes pinceladas de exagero nas cenas de filmes de Hollywood, mas sim porque se tratam de acidentes reais.
No
capítulo quatro de Almas Seladas somos apresentados a um doloroso flashback, mais uma vítima na linha
conturbada da nossa querida protagonista Layla Aina. O acidente em questão é da
aeronave da TAM. O voo 402 era uma linha aérea de passageiros entre São Paulo e
Rio de Janeiro. Tornou-se conhecida pelo seu acidente aéreo ocorrido no dia 31
de outubro de 1996 – Dia das bruxas. Nesse dia, o Fokker 100, prefixo PT-MRK,
com noventa passageiros e seis tripulantes a bordo caiu 24 segundos logo após a
decolagem do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. Três pessoas
morreram em solo. Muitos ficaram feridos.
Como
todos os acidentes descritos no livro, esse é detalhado nos seus mínimos
detalhes.
“O avião havia explodido poucos segundos
após a decolagem. Na investigação, chegaram à conclusão que o reversor teve um
problema. Ele é aberto na parte posterior da turbina da aeronave, desviando o
fluxo de ar do motor para frente, causando a frenagem. Por algum motivo
desconhecido, ele foi acionado enquanto o avião estava no ar. A aeronave não
possuía alarmes, nem qualquer instrumento que denunciasse o acionamento do
reversor. Quando o piloto aumentou a potência dos motores, o avião caiu.” –
Almas Seladas Algoritmos Sagrados.
Porém
qual é a relação com a banda Mamonas Assassinas?
A
banda só é mencionada no quarto livro, Sombras Noturnas, mas no primeiro volume
já temos o gancho para entender a ligação.
Quando
falo sobre ligações, minha pele se arrepia por um motivo bem óbvio; ‘Algoritmos
Sagrados’ lança várias informações que com o decorrer da leitura, peças
aparentemente aleatórias se encaixam de forma harmoniosa para formar o complexo
quebra-cabeça.
“Nesse mesmo ano, inúmeras aeronaves
caíram pelo mundo, matando centenas de pessoas, nunca fora registrado na
história da aviação tantas quedas e mortes até aquele referido ano.” –
Almas Seladas Algoritmos Sagrados.
Mamonas
Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos
inicialmente em 1990 com o nome Utopia. Apenas em 1995 ganhou destaque, já com
o famoso nome Mamonas Assassinas. Em pouco tempo se tornou a banda mais querida
do Brasil. Infelizmente o que era bom durou pouco, no dia 2 de Março enquanto
voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em que viajavam, prefixo
PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremetida,
matando todos que estavam no avião. O ano desta queda, claro, 1996 o mesmo ano
da queda do avião da TAM.
A saga ‘Algoritmos Sagrados’ explora principalmente as casualidades da vida. Até que ponto um fato pode ser apenas uma probabilidade? Claro, não podemos terminar essa matéria sem deixar um pouco desse misterioso universo:
> Quando adolescente, Samuel, integrante
da banda, amava desenhar aviões.
> No final dos anos 80, Sérgio, Bento e
Samuel formaram a banda Ponte Aérea, que depois se tornaria Utopia.
> Todos os integrantes do grupo moravam próximo
ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos.
> No disco homônimo do grupo Mamonas Assassinas, há um agradecimento a Santos Dumont "Por ter inventado o avião, se não a gente ainda estaria indo mixar o disco a pé" (o disco foi gravado e produzido nos Estados Unidos).
> Um trecho da música 1406 cita um avião: "Você não sabe como parte um coração, ver seu filhinho chorando querendo ter um avião".
> Existem registros em que Dinho cita o cantor norte-americano Ritchie Valens, conhecido pela música "La Bamba", morto em um acidente aéreo em 3 de fevereiro de 1959 (no qual também morreram os músicos Buddy Holly e JP Richardson). Em um vídeo, Júlio e Dinho cantam a música "Donna", de Valens. Durante uma entrevista ao Top 20 MTV, à época comandado pela apresentadora Cuca Lazzarotto, Dinho afirmou que os Mamonas Assassinas não lançariam um segundo disco: "Vamos fazer um show no interior e nós vamos de monomotor, você já ouviu falar em La Bamba?".
> Em algumas oportunidades o vocalista chegou a assumir o lugar do piloto durante as viagens do grupo. As brincadeiras com um possível acidente era constante, e diversas brincadeiras com a morte foram registradas.
> Em uma entrevista dada em 1996, Sérgio disse: “O avião em que costumávamos viajar caiu em Brusque, Santa Catarina, em novembro. Morreram três pessoas. Falha humana. O cara que vendeu as camisetas da banda em Porto Seguro, Bahia, bateu com o carro depois do show e também embarcou”.
> No dia 2 de março de 1996 (o próprio dia do acidente), Júlio disse a um amigo cabeleireiro que havia sonhando com um acidente de avião. O depoimento foi gravado e teve muita repercussão na época.
> No disco homônimo do grupo Mamonas Assassinas, há um agradecimento a Santos Dumont "Por ter inventado o avião, se não a gente ainda estaria indo mixar o disco a pé" (o disco foi gravado e produzido nos Estados Unidos).
> Um trecho da música 1406 cita um avião: "Você não sabe como parte um coração, ver seu filhinho chorando querendo ter um avião".
> Existem registros em que Dinho cita o cantor norte-americano Ritchie Valens, conhecido pela música "La Bamba", morto em um acidente aéreo em 3 de fevereiro de 1959 (no qual também morreram os músicos Buddy Holly e JP Richardson). Em um vídeo, Júlio e Dinho cantam a música "Donna", de Valens. Durante uma entrevista ao Top 20 MTV, à época comandado pela apresentadora Cuca Lazzarotto, Dinho afirmou que os Mamonas Assassinas não lançariam um segundo disco: "Vamos fazer um show no interior e nós vamos de monomotor, você já ouviu falar em La Bamba?".
> Em algumas oportunidades o vocalista chegou a assumir o lugar do piloto durante as viagens do grupo. As brincadeiras com um possível acidente era constante, e diversas brincadeiras com a morte foram registradas.
> Em uma entrevista dada em 1996, Sérgio disse: “O avião em que costumávamos viajar caiu em Brusque, Santa Catarina, em novembro. Morreram três pessoas. Falha humana. O cara que vendeu as camisetas da banda em Porto Seguro, Bahia, bateu com o carro depois do show e também embarcou”.
> No dia 2 de março de 1996 (o próprio dia do acidente), Júlio disse a um amigo cabeleireiro que havia sonhando com um acidente de avião. O depoimento foi gravado e teve muita repercussão na época.
Francine Santos
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