Explosão em Alcântara, acidente ou sabotagem?

 MATÉRIA  08/07   quarta-FEIRA  - MATÉRIA 016 / DE: francine santos

A saga Algoritmos Sagrados é um mar de eventos catastróficos ligados ponto a ponto com a trama, o misterioso universo de Marcelo Pontes.
Entre estes acidentes temos a grande explosão de Alcântara.

Para quem não se lembra desse acidente em 2003: Às 13h 26min 05s (horário de Brasília), entre os quadros 26 e 27 gravados pelo Circuito Fechado de TV da Torre Móvel de Integração 1 , do dia 22 de agosto de 2003, três dias antes da data prevista para o lançamento, um enorme incêndio seguido de explosões destruiu o foguete brasileiro VLS-1 V03 em sua plataforma de lançamento no Centro de Alcântara durante os preparativos para o lançamento, matando 21 técnicos civis.


Rogério de Carvalho é um desses técnicos,  envolto de mistérios sobre um perturbador envolvimento com um secreto grupo chamado Oráculo de Delfos. Você pode acompanhar sua vida até o fatídico dia.

O Acidente é descrito com precisão no livro, com espaço para explicações:

A grande explosão destruiu o foguete VLS-1 V03, junto com o satélite SETEC e toda plataforma de lançamento. Todos que estavam presentes foram carbonizados. A fumaça subiu na forma de um grande cogumelo que podia ser vista a quilômetros de distância.

A investigação analisou os destroços. A conclusão foi prejudicada por tamanha destruição ocorrida na plataforma. Entretanto, algumas hipóteses foram afirmadas com os dados coletados:
Foram encontrados indícios de que o funcionamento prematuro do propulsor tenha sido causado por um dos detonadores do conjunto de ignição. Uma das hipóteses é que, uma corrente elétrica acionou os motores do foguete, provocando o incêndio.
Na perícia, foi comprovado que havia falta de blindagem dos fios, os mesmos que levavam energia aos detonadores dos propulsores do primeiro estágio e, uma possível indução eletrostática, poderia ter causado uma ignição.
A investigação concluiu que o baixo orçamento no projeto foi uma das causas do acidente. Houve rumores de sabotagem na mídia, mas nada foi comprovado.

 Almas Seladas - Algoritmos Sagrados

Apesar deste desfeche, quem acompanhou a história de Rogério de Carvalho durante o livro entenderá a relação de parte do mistério através do vídeo abaixo.



Se você quiser saber mais leia a saga Algoritmos Sagrados. 

0 comentários:

Recent Posts Widget

Trailers


   
+Videos

Escolha o seu volume



Almas Seladas 
Vol 1
Marcelo L. Pontes


Máscaras Reveladas 
Vol 2
Marcelo L. Pontes
 





Símbolo Oculto 
Vol 3
Marcelo L. Pontes

 
Explosão em Alcântara, acidente ou sabotagem? - Algoritmos Sagrados