MATÉRIA 26/05 terça-FEIRA - MATÉRIA 011 / DE: francine santos
Atenção, a matéria possui um tema mórbido e pesado com algumas imagens perturbadoras.
Atenção, a matéria possui um tema mórbido e pesado com algumas imagens perturbadoras.
Às 8 horas e 24 minutos do dia 31 de Outubro de 1996 o Fokker
100 com 90 passageiros e 6 tripulantes a bordo, taxiava no pátio principal de
Congonhas pronto para decolar. O vôo 402 com destino ao Rio de Janeiro era
especial naquele dia. A aeronave passou por um tratamento, pintura nova, azul
marinho – sua cor original era branco e vermelho. Em sua fuselagem estava
escrito em letras garrafais "NUMBER ONE", número um, em comemoração
ao prêmio recebido pela TAM como a melhor e mais segura companhia do mundo.
Se explorarmos as coincidências, esse fato me remete ao famoso
transatlântico Titanic, na época, o navio mais seguro do mundo – conhecido pela
frase “Nem Deus nos afunda”.
O dia fatídico
O dia fatídico
Os minutos passavam; os comissários Marcelo Binotto, Flavia
Fusetti Fernandes, Mariceli Pires Carneiro e Janaina Kakke dos Santos preparavam
a cabine para acomodar os 90 passageiros daquele dia. Na cabine o experiente
Comandante José Antônio Moreno com mais de 9 mil horas de voo e 5 anos
pilotando o Fokker 100 estava com seu primeiro Oficial Ricardo Luiz Gomes
Martins conferindo os instrumentos. Durante a checagem um zunido no ar. Era um
alerta de nível dois. No painel da aeronave eles procuraram pelo problema, mas
nada foi detectado. Eles já sabiam de
uma falha no avião, o auto-trote que até ontem estava quebrado. – O auto-trote
é um aparelho que realiza a dosagem da aceleração automaticamente, obtendo a
máxima performance da aeronave.
>O auto-trote era um equipamento totalmente dispensável, por
isso eles mantiveram desligado. Uma falha que no futuro seria apenas umas das
causas da queda da aeronave.
Às 8 horas e 26 minutos a torre autoriza a decolagem, o MRK
ingressa na pista 17 D e aplica potência. O avião parte para sua decolagem, mas
logo que a aeronave levanta seu nariz, o comandante percebe que algo está
errado: a aeronave está com a razão de subida muito inferior ao normal e puxando
para a direita. A reação é imediata, ele olha novamente para os instrumentos e
não vê nenhuma informação no painel.
Sendo atormentado pelas lembranças do auto-trote, ele aponta
para o alto do painel e diz:
– Lá em cima! Lá em cima!
– pedindo que o primeiro oficial desligasse o auto-trote que de alguma
forma deveria estar ligado, pois os motores perdiam sua potencia.
Seu primeiro oficial olha para cima e diz:
– Ta em off! Ta em off!
Aqueles segundos gastos culpando o auto-trote foram fatais.
Com a cabeça envolta de mil possibilidades, o comandante continua o voo. Naquele
ponto era impossível abortar a decolagem. O MRK subiu apenas 129 pés, um
piso inseguro para manter o voo. A guinada para a direita se acentuava. Por instinto
tentando superar a perda do motor o comandante aumenta a potência. A aeronave leva uma violenta estilingada e se
choca contra um pequeno prédio, caindo logo depois em várias casas no bairro do
Jabaquara matando três residentes.
Ninguém sobreviveu.
O acidente é descrito com detalhes no livro Almas Seladas –
Algoritmos Sagrados.
O avião
havia explodido poucos segundos após a decolagem. Na investigação, chegaram à
conclusão que o reversor teve um problema. Ele é aberto na parte posterior da
turbina da aeronave, desviando o fluxo de ar do motor para frente, causando a
frenagem da aeronave. Por algum motivo desconhecido, ele foi acionado enquanto
o avião estava no ar. A aeronave não possuía alarmes, nem qualquer instrumento
que denunciasse o acionamento do reversor. Quando o piloto aumentou a potência
dos motores, o avião caiu.
Para
investigar a queda, foram chamados vários pilotos que realizaram o voo em um
simulador com os problemas encontrados naquele dia fatídico. O resultado foi
claro, todos caíram durante a simulação. Chegou-se à conclusão que a queda era
inevitável.
Ninguém
sobreviveu ao acidente. Os motivos são óbvios: Primeiro o choque, a uma
velocidade capaz de quebrar a coluna vertebral, depois a incineração, tão
intensa que tornou a identificação dos corpos quase impossível.
Almas
Seladas – Algoritmos Sagrados
O interessante dessa história é que os engenheiros holandeses,
responsáveis pela aeronave, confirmaram o que a própria TAM já sabia: Isso era
IMPOSSÍVEL.
O erro mais tarde foi calculado segundo projeções da
fabricante, da ordem de 1 em 100 bilhões.
Porém, foi o que ocorreu. No mundo das impossibilidades
parece que eventos impossíveis se tornam plausíveis, basta acontecer uma
primeira vez.
O dia dos mortos
Esse dia marca nossa protagonista:
– Estou preocupada,
vovó disse que hoje não é um bom dia, que hoje é dia dos mortos.
Almas Seladas – Algoritmos
Sagrados
O dia 31 de outubro comemora-se o Halloween. O primeiro
registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou do termo
escocês "Hallo-Hellu" (véspera do Dia de Todos os Santos). Porém, por
algum motivo estranho, essa comemoração se fundiu a "festa dos
mortos", uma comemoração pagã realizada pelos celtas possivelmente nos
séculos II e III depois de Cristo. O evento para eles era o de maior
importância, pois celebrava o que para os cristãos seria o encontro entre o céu e o inferno.
Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade
perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos
sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os
seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa
data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro
mundo.
No momento
do resgate, os corpos que os bombeiros encontraram ainda estavam fumegantes. Após
ter apagado o fogo os corpos estavam irreconhecíveis. O IML teve grande
dificuldade na identificação, sendo usada arcada dentária para o reconhecimento.
Em quatro corpos foi necessário o uso do exame de DNA.
Porém a
causa da morte nos laudos em quase todos os corpos foi a quebra da coluna
vertebral devido ao impacto a 300 km/h no solo e ao desprendimento das
poltronas da fuselagem do avião.
Porém antes de terminar esta matéria devo me antecipar que a realidade explorada na saga é
muito mais perturbadora do que os fatos descritos aqui. Portanto, é importante que comecem a desvendar os segredos dos Algoritmos Sagrados, claro, se desejam entender os mistérios que cercam nossa vida.
Francine Santos
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