Eu acredito em lobisomens

 MATÉRIA  21/05   quinta-FEIRA  - MATÉRIA 010 / DE: francine santos

Com esse título posso com certeza ser ridicularizada, mas antes, leia esse texto até seu final. 
Lobisomens ou licantropo é um ser lendário de origem grega, apesar de várias culturas possuírem sua versão do famoso lobisomem, até tribos mais isoladas. Segundo as lendas, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. O mistério da lua cheia na verdade não é um mistério, esse fenômeno já vem sendo estudado há muitos anos. Não estou falando de homens virando lobos, mas de homens virando bestas selvagens. 

Vamos deixar Aaron Abrawanel explicar: 

– Pois bem, em um período curto de aproximadamente três dias o Nefeshe, eu digo, a natureza humana em sua forma mais primitiva, é liberada. Nesse momento, a raça humana se torna um alvo dos implacáveis demônios que aproveitam dessa fragilidade para suplantar suas necessidades da energia vital dos seres humanos.
– Isso é sério?
Aaron riu – Sim, ou por que acha que no período da lua cheia os homens enlouquecem?
– Como assim, enlouquecem?
– Isso não é nenhum segredo, afinal, existem inúmeras pesquisas pelo mundo que comprovam que a criminalidade associada a transtornos agressivos aumenta significativamente em períodos de lua cheia. Claro, o motivo dessa agressão ainda é um mistério, porém eles perceberam que animais também são afetados. Portanto, chegaram à conclusão de que existe alguma relação com nosso lado primitivo. – Aaron fez uma pausa com um sorriso ardiloso. – Esse é o Nefeshe, o portão que se abre para o inferno.

Símbolo Oculto – Algoritmos Sagrados


O que amo na saga é a visão mais próxima da realidade e não entorpecida por holofotes de Hollywood.
Então seguindo a linha de raciocínio, vamos reforçar a tese da existência de lobisomens.
Algoritmos Sagrado explora muito o ambiente primitivo judaico, o que me encanta, pois nos trás mais próximos da natureza mística da nossa civilização. Segundo o escritor, animais podem ser possuídos por demônios; na própria Bíblia temos um bom exemplo: Jesus exorcizou um homem que estava possuído na região dos Gerasenos. O louco estaria possuído pelo demônio conhecido como "Legião", uma coletividade de demônios.
Agora pensem comigo: se porcos foram possuídos, por que lobos não? Na verdade esse pensamento já foi compartilhado na literatura, principalmente os cabalistas que no passado, já lutaram contra a temida fera.  

Vamos voltar ao livro Máscaras Reveladas e fazer uma viagem na criativa história de M. L. Pontes.

Layla Aina, nossa protagonista, procurando escapar de sua maldição decide aceitar uma proposta de vir morar em um castelo na região de Viseu, Portugal. – Mas por que Viseu, Portugal? – Por que o escritor não dá ponto sem nó. Tudo o que sabemos sobre lobisomens surgiu através de lendas portuguesas; sim os portugueses conheciam bem o lobisomem.


Há vários covis de lobisomem (cova para os portugueses) nas regiões de Portugal, mas a mais importante está em Viseu Portugal.
Hoje temos estradas, o progresso tomou parte do cenário, mas as antigas lendas ainda são respeitadas pelos moradores mais conservadores.
Reza a lenda que em noites de lua cheia o lobisomem percorre as ruelas graníticas da povoação de Cambra, caçando quem apanhar desprevenido. As portadas das janelas fecham-se e as crianças escondem-se debaixo das mantas quando ouvem o tropel das suas patas na calçada. Mas que monstro é este que assim apavora as noites enluaradas?

Até o século XIX era costume as famílias de Portugal ter muitos filhos. Porém o sétimo filho deveria ter um nome especial, se fosse menina seria Custódia ou Benta e se fosse menino, Bento ou Custódio. Mas, nem todas se lembravam, ou então não acreditavam na maldição e assim outro nome era escolhido. Então, em todas as noites de lua cheia, essa criança, ao chegar à idade adolescente sofria uma terrível transformação: crescia-lhe os dentes e as orelhas, as unhas transformavam-se em garras e o corpo ficava coberto de pelo negro; o diabo havia tomado seu corpo e transformado-a em uma besta selvagem.
Nas noites mais escuras os olhos chamejantes vasculhavam o escuro. Ele saltava pela floresta procurando suas vítimas indefesas. Quando encontrava um perdido, caçava-o e depois o arrastava para seu esconderijo: uma gruta, na margem do rio Couto, perto de uma velha torre onde as devorava e deixava seus ossos.

A trilha que leva a Cova do Lobisomem, diferente da lenda, tem seu encanto. Riachos, construções antigas e uma vegetação linda, típica das florestas de carvalho de Viseu. Algumas casas rústicas ainda sobrevivem sobre seus alicerces, é como voltar ao tempo onde a lenda era uma realidade para os habitantes da região. Hoje a região se tornou um ponto turístico obrigatório para quem gosta do tema. Para muitos, o monstro ainda caminha pelas redondezas atrás de sua próxima vítima. Na imagem ao lado temos a torre descrita no mito, uma antiga construção medieval do final do século XIII.

A Cova do Lobisomem localiza-se próximo ao rio Couto. É caracterizada por uma galeria ou corredor cuja entrada mede 2,4m de altura por 2m de largura que vai estreitando gradualmente para o interior, conduzindo a uma vasta câmara de forma oval. A câmara tem cerca de 5m de comprimento, por 2,5m de largura e altura. O comprimento total da Cova do Lobisomem, incluindo galeria e câmara, é de 18m.

É claro que podemos estar falando de um mito, porém, assim como na visão do escritor, acredito que toda lenda é inspirada em fatos reais, experiências próximas que não tiveram a obrigação de explica-las. Então se você é um descrente, deveria começar por outras matérias deste blog, mas se acredita em uma força superior a nós, deveria rever os conceitos sobre a concepção do mal.

Quero deixar bem claro que Algoritmos Sagrados não é uma saga sobre lobisomens, ela apenas explora outras facetas do mal, segundo a concepção judaica e cristã. 


Francine Santos

Localisação no Google Eath 40.680580  -8.1624323
próximo a  Cambra de Baixo, Viseu (Portugal)

0 comentários:

Recent Posts Widget

Trailers


   
+Videos

Escolha o seu volume



Almas Seladas 
Vol 1
Marcelo L. Pontes


Máscaras Reveladas 
Vol 2
Marcelo L. Pontes
 





Símbolo Oculto 
Vol 3
Marcelo L. Pontes

 
Eu acredito em lobisomens - Algoritmos Sagrados