Maçonaria e os Algoritmos Sagrados

 MATÉRIA  19/05   trça-FEIRA  - MATÉRIA 008 / DE: FRANCINE SANTOS

M
açonaria, uma sociedade discreta, envolta de mistérios.
Encontramos no Painel da Loja de Aprendizes uma antiga imagem, uma escada que simbolicamente representa a ligação entre a Terra e os Céus. Os maçons a chamam de escada de Jacó.

Para quem conhece a Bíblia sabe do que estamos falando.
E (Jacó) sonhou: ”Eis que uma escada estava posta na terra, cujo topo chegava ao céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Por cima dela estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor…” (Gn. 28:12)

teste.

Jacó foi o terceiro patriarca era filho de Isaque e neto de Abraão. Os doze filhos homens de Jacó, que teve seu nome mudado a mando de Deus, deram origem às doze tribos como o novo nome Israel.

Para quem estiver lendo o livro Símbolo Oculto - Algoritmos Sagrados saberá a relação de Jacó com as 12 tribos de Israel.

Iremos revelar algumas simbologias, mas apenas lendo a saga Algoritmos Sagrados para compreender a verdade simbólica dos maçons.

Os maçons possuem uma hierarquia, sua ordem. Enquanto o neófito tem como razão apenas sua existência, outros conhecem segredos de acordo com o grau que vai galgando.
A escada de Jacó em parte mostra essa evolução. Se o Maçom não se aprimorar nas coisas elementares não conseguirá compreender os ensinos superiores – o conhecimento do carvalho, Símbolo Oculto.

Devemos lembrar também que todo símbolo maçônico pode alterar seu significado de acordo com seu contexto. A escada em diversas religiões está ligada à transcendência, à Iniciação e ao caminho que leva à divindade. Porém esse contexto está ligado diretamente a evolução do espírito e a hierarquia Maçônica.

Símbolos Maçônicos

A Escada de Jacó apresenta em sua estrutura alguns símbolos: A Cruz, a Âncora e a Taça. Claro, não podemos esquecer: perdido no espaço uma misteriosa chave.
Esses símbolos são os mesmo utilizados na Igreja Católica (e também da Anglicana, religião oficial da Inglaterra): a Fé (Cruz), a Esperança (Âncora) e a Caridade (Cálice ou Taça com a mão em atitude de alcançá-la).
A Cruz: Cada um deve levar a sua Cruz em sua subida buscando a perfeição.
A Âncora: Nos momentos de sofrimento devemos estar firmes e ancorados.
A Taça: Das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), sem dúvida, como diz o Apóstolo, a maior delas é a Caridade. Ajudar ao próximo como a si mesmo.

Uma organização de homens

A palavra “Maçonaria” em francês, “Maçonnerie”, é derivada do francês “maçon”, construtor ou pedreiro; ou, como preferem alguns, do inglês “Masonry” (Maçonaria) e “mason”, igualmente, construtor ou pedreiro. Portanto, podemos explicar em parte o motivo dos membros serem homens e não mulheres. Porém para representar as três virtudes, os painéis sempre são pintados com três mulheres, algo estranho do ponto de vista maçom.  Mas, claro, essa colocação faz parte do mistério e a resposta a esse enigma, leva o título do terceiro livro da saga Algoritmos Sagrado – Símbolo Oculto, um símbolo feminino que é explicado através da misteriosa chave.

Será que os maçons conhecem os Algoritmos Sagrados?



0 comentários:

Recent Posts Widget

Trailers


   
+Videos

Escolha o seu volume



Almas Seladas 
Vol 1
Marcelo L. Pontes


Máscaras Reveladas 
Vol 2
Marcelo L. Pontes
 





Símbolo Oculto 
Vol 3
Marcelo L. Pontes

 
Maçonaria e os Algoritmos Sagrados - Algoritmos Sagrados